O Projeto de Extensão Teatro nas Escolas está vinculado ao Curso de Teatro - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e tem por objetivos: estimular o desenvolvimento da criatividade e ampliação do imaginário na criança e adolescente através do contato direto com jogos e exercícios teatrais e promover a prática no ensino de teatro aos acadêmicos envolvidos.

Coordenação
: Prof.ª Fabiane Tejada da Silveira; Profª Vanessa Caldeira Leite.


Bolsistas: Acadêmicos Dionata Lopes;
Andrea Guerreiro; Ingrid Duarte

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Experiências na Escola Joaquim Duval, por Ândrea Guerreiro.

Iniciei no projeto no ano de 2010, comparecendo nas reuniões e percebendo como funcionava o projeto. Finalmente no ano de 2011, comecei a ministrar oficinas de jogos teatrais na Escola Estadual Joaquim Duval, onde já existia um grupo de teatro há 12 anos: o Grupo Oscarito.
Com um grupo de alunos de adolescentes e pré-adolescentes, aprendi a usar o teatro para tratar de temas polêmicos e que causam muito desconforto nesta faixa etária quando não são esclarecidos, como por exemplo: Bullying, drogas, sexualidade, etc. Através dos jogos teatrais os alunos podem expressar suas opiniões de uma maneira mais livre, pois, às vezes, não possuem esse espaço para falar em casa. Quando proponho as improvisações esses temas surgem de maneira espontânea, em nenhum momento sugiro o tema, por que fazem parte do cotidiano desses adolescentes. Trabalho também com atividades de expressão corporal, pois acho muito importante que esses adolescentes trabalharem o corpo de maneira diferente do que estão acostumados na escola. O único momento que o corpo é trabalhado na escola é na aula de Educação Física, com jogos que não trabalham necessariamente a expressividade do corpo, por que possuem outros objetivos de trabalho, de ação e de movimento, a partir de jogos esportivos tradicionais. Nas aulas de teatro, ao término de cada encontro, proponho uma reflexão sobre os temas abordados durante os jogos, apontando os pontos positivos e os negativos. Os alunos conversam e fazem comentários sobre a aula, o que gostaram e o que pode melhorar.
Adquiri muita experiência trabalhando o teatro nesta escola. É incrível como os jogos que são aplicados para minha turma na faculdade, tem um resultado completamente diferente quando aplicado em uma escola de nível fundamental e médio, e com certeza teria outro resultado se fosse aplicado nas séries iniciais ou na pré-escola. Mas não digo que é um resultado completamente diferente no sentido de ser ruim, pelo contrário, muitas vezes é até melhor, pois esses adolescentes têm maior liberdade de criação e menos “pressão”, diferente dos alunos da faculdade de Teatro - Licenciatura que estão sendo avaliados no momento dos jogos e dependem de nota. Os alunos das oficinas estão ali por que querem, não recebem nenhuma nota.
Por isso me sinto muito feliz trabalhando no projeto Teatro nas Escolas. Nada melhor do que estar em um ambiente onde os alunos participam espontaneamente, podendo passar meus conhecimentos e aprender com eles também.

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