O Projeto de Extensão Teatro nas Escolas está vinculado ao Curso de Teatro - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e tem por objetivos: estimular o desenvolvimento da criatividade e ampliação do imaginário na criança e adolescente através do contato direto com jogos e exercícios teatrais e promover a prática no ensino de teatro aos acadêmicos envolvidos.

Coordenação
: Prof.ª Fabiane Tejada da Silveira; Profª Vanessa Caldeira Leite.


Bolsistas: Acadêmicos Dionata Lopes;
Andrea Guerreiro; Ingrid Duarte

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Relato das atividades exercidas no primeiro semestre de 2011, por Dionata Lopes

O projeto de extensão Teatro nas Escolas esse ano voltou às atividades na segunda semana do ano letivo. Foi uma grande surpresa receber novas Escolas inscritas, à procura de ministrantes de oficinas, como também o projeto ter ganhado mais acadêmicos participantes.
Nesse início de ano obtivemos mais avanços no projeto, tais como: um aumento de bolsistas, totalizando três alunos e a nossa inscrição de trabalhos (resumos expandidos) sobre o projeto para o Seminário de Ensino de Arte, que será realizado em agosto deste ano, promovido pelo Projeto Arte na Escola.
A Escola que busquei para dar continuidade no meu trabalho de ministrante foi a Escola Nossa Senhora Medianeira, na qual já ministrei oficinas ano passado. A diretora desta Escola, a professora Cátia, entrou em contato comigo no início do ano afim de que eu voltasse a oferecer oficinas de teatro para os alunos de quinta e sexta séries.
No dia 14 de maio, ministrei o primeiro encontro na Escola mesmo. No decorrer dos dias, a professora coordenadora do projeto, Vanessa Leite, conseguiu o espaço do Teatro Círculo Operário Pelotense (COP) para que eu ministrasse as oficinas para este grupo de alunos. Este lugar foi de grande felicidade para mim e para eles, pois a Escola estava com pouco espaço vago e a procura das crianças era bastante. Feito a troca, comecei a trabalhar jogos teatrais com o grupo, seguidos de alongamentos e relaxamentos. No fim de cada oficina comecei a “largar” um tema escolhido por mim mesmo, para que o grupo esquematizasse uma improvisação. Este exercício foi bem aceito por eles e teve resultados satisfatórios.
No mês de junho convidei a colega, também participante do projeto, Ana Laura Barros para ministrar essas oficinas junto comigo.
Tivemos dias bastante tensos em relação a alguns desentendimentos entre os alunos, mas conseguimos contornar as tais situações conversando com os alunos para que repensem suas atitudes, e também com os professores e a direção da Escola, e até mesmo com os pais das crianças para termos apoio para continuar o trabalho.
No começo do mês de julho a Escola realizou uma Festa Junina na qual os alunos da oficina de teatro fizeram o casamento na roça.
Este semestre particularmente foi bastante difícil, mas não foi impossível de realizar as oficinas. Espero que no próximo nós consigamos oferecer a estas crianças um espaço bom, divertido e prazeroso de se estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário