O Projeto de Extensão Teatro nas Escolas está vinculado ao Curso de Teatro - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e tem por objetivos: estimular o desenvolvimento da criatividade e ampliação do imaginário na criança e adolescente através do contato direto com jogos e exercícios teatrais e promover a prática no ensino de teatro aos acadêmicos envolvidos.

Coordenação
: Prof.ª Fabiane Tejada da Silveira; Profª Vanessa Caldeira Leite.


Bolsistas: Acadêmicos Dionata Lopes;
Andrea Guerreiro; Ingrid Duarte

sábado, 20 de agosto de 2011

DE COMO TAÍS, LAURA E ÂNDRIA TROUXERAM MAIS BONITEZA PARA MINHA VIDA...

Ligado a ação de extensão da UFPEL, através do projeto Teatro nas Escolas, o grupo Oscarito, existente desde 1997 na Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Joaquim Duval, teve a oportunidade, mais um semestre de absorver experiências que valem uma vida.
Trabalhei sozinha em uma rotina desgastante ao longo de muitos anos, sempre tomei as decisões e arquei com erros e acertos, sem dividir opiniões, compartilhar, escutar sugestões. Foi uma grande dificuldade passar meus alunos para Ândria, Taís e Laura porque sou uma pessoa muito ciumenta e tenho o hábito de abraçar tudo sem perguntar aos outros o que acham, o que sugerem, como fariam, se poderia ou não ser diferente. Dividir é o exercício da humildade e neste quesito eu não era diplomada.
Durante nossa feliz e proveitosa convivência ficava encantada com o fato de observá-las aplicando os jogos com a paciência e docilidade que eu nunca tive e descobri que os alunos entendem que a linguagem e a manifestação de afeto é diferente em cada ser humano. Eu tenho um jeito rude de manifestar carinho e elas têm o frescor da juventude e uma maneira suave e delicada de tratar com as pessoas. E é por isso que esta troca tem dado tão certo. Eu sou o feijão e elas são o sonho. Não havia como dar errado. Hoje enxergo a meiguice de Laura, Taís e Ândria tomando conta de mim e a minha firmeza invadindo a existência delas.
ALUNO é ALUNO. É só tu sentares na cadeira de ALUNO e o que acontece? Tu viras ALUNO e faz todas as coisas gostosas que ALUNO faz. Ri dos cacoetes dos professores, fala da calça, do sapato, dos cabelos deste, daquele, compara, incomoda na sala de aula. Então, quando eles vinham fazer comentários sobre Taís, Laura ou Ândria eu pedia para que conversassem com elas em primeiro lugar e nós combinávamos adotar uma postura única. Mas uma coisa foi maravilhosa: Ândria, Taís e Laura nunca ficaram prevenidas contra este ou aquele aluno, esta ou aquela turma porque entendo que se um aluno tem dificuldade comigo, com Laura, Taís ou Ândria ele é exatamente o oposto e vice-versa.
Muitas vezes eu ficava na sala dos professores enquanto Ândria, Taís ou Laura estavam exercendo suas práticas e tinha a curiosidade de saber como o fulaninho ou o beltraninho estava se comportando com elas, vinha a tentação de dizer: façam isto, façam aquilo, mas recordava da boa e velha dona Ecy, minha professora do magistério em São Lourenço do Sul. Ela sempre dizia: “não se previnam contra este ou aquele aluno ou turma, pois os alunos são diferentes com cada professor. Cada turma é igualmente diferente com este ou aquele educador.” Ah... saudades da boa e velha dona Ecy.
Tive muitos lucros ao compartilhar com Laura, Ândria e Taís. Tive muitos lucros ao me travestir de uma rude suavidade ou de uma suavidade rústica, afinal minhas companheiras de trocas são todas cheias de boniteza.
O MEU NOME É DAGMA COLOMBY, ESTUDO NO 6º SEMESTRE E ESTOU NO PROJETO TEATRO NAS ESCOLAS DESDE O 2º SEMESTRE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário