O Projeto de Extensão Teatro nas Escolas está vinculado ao Curso de Teatro - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e tem por objetivos: estimular o desenvolvimento da criatividade e ampliação do imaginário na criança e adolescente através do contato direto com jogos e exercícios teatrais e promover a prática no ensino de teatro aos acadêmicos envolvidos.

Coordenação
: Prof.ª Fabiane Tejada da Silveira; Profª Vanessa Caldeira Leite.


Bolsistas: Acadêmicos Dionata Lopes;
Andrea Guerreiro; Ingrid Duarte

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Relato do projeto na Escola Dr. Alcides de Mendonça Lima

Objetivos da oficina:
Através dos jogos teatrais e improvisação possibilitarem aos alunos a vivencia do fazer teatral explorando a criatividade, a voz, o corpo tanto como atores como também expectadores.

Trabalhamos com jogos focando no Quem, Onde, O que;
Improvisação livre;
Aquecimento;
Jogos de entrosamento/interiorização;
Jogos de atenção;
Jogos de sensibilidade;
Jogos de criação;
Jogos de ritmo.

Observações: Todas as oficinas são iniciadas com jogos de aquecimento.
As avaliações são feitas ao final de cada jogo, em grupo, por meio de diálogos em que os alunos avaliavam os jogos, relatando suas impressões, identificando os objetivos e debatendo meios de solucionar os problemas. Ao final de cada oficina um prevê relato do geral. 

Avaliação/ reflexão final:
Neste ano dei primeiro passo para uma experiência da pratica na escola, o que pra mim foi muito enriquecedor, a convivência semanal com estas crianças trouxeram os verdadeiros desafios que enfrentarem quando profissional; como a falta de disciplina em relação a horário e/ou respeito com o próximo, a falta de comprometimento, a insatisfação, a frustração que os alunos têm quando se deparam com um teatro oposto ao que imaginavam, timidez ou quando é ativo demais , todos estes aspectos entre outros mais positivos  fazem um grupo especifico, porem me faz refletir em outros bem diferentes que encontrarei  durante  esse percurso de arte-educadora.Esta experiência foi que me motivou a continuar esta difícil e prazerosa jornada.
As crianças, a principio, relataram o interesse pelo produto final e insistiram muito, mas com o decorrer das oficinas foram percebendo que o produto final só será satisfatório se a oficina acontecer, se este processo for respeitado pois através dele as crianças vão se familiarizando com a linguagem teatral. No decorrer das oficinas elas demonstraram curiosidade em todos os aspectos do teatro, muito interesse, sendo participativas, na maioria das vezes quando pedia um voluntario era muito admirável a espontaneidade quando vários se voluntariavam querem realmente participar. A cada dificuldade eles buscaram se superar, se dedicaram a cada tema, colocaram suas opiniões, e faziam sugestão buscando sempre aprender, quando na verdade eu é quem estava em uma escola na condição de aprendiz.

Luana Franz

Nenhum comentário:

Postar um comentário