PARA VISUALIZAR OS PÔSTERES, CLIQUE NOS TÍTULOS ABAIXO:
AVANÇOS E DESAFIOS DO PROJETO TEATRO NAS ESCOLAS
Projeto Teatro nas Escolas: A Troca de Experiências como Fonte de Construção de Novos Saberes
O Projeto de Extensão Teatro nas Escolas está vinculado ao Curso de Teatro - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e tem por objetivos: estimular o desenvolvimento da criatividade e ampliação do imaginário na criança e adolescente através do contato direto com jogos e exercícios teatrais e promover a prática no ensino de teatro aos acadêmicos envolvidos.
Coordenação: Prof.ª Fabiane Tejada da Silveira; Profª Vanessa Caldeira Leite.
Bolsistas: Acadêmicos Dionata Lopes; Andrea Guerreiro; Ingrid Duarte
Coordenação: Prof.ª Fabiane Tejada da Silveira; Profª Vanessa Caldeira Leite.
Bolsistas: Acadêmicos Dionata Lopes; Andrea Guerreiro; Ingrid Duarte
quinta-feira, 28 de abril de 2011
OFICINA DIA 03/05
Nosso encontro de terça-feira, dia 03/05 será prático. Os responsáveis pela oficina são a Ingird e o Dionata. Não esqueçam de virem com roupas confortáveis.
O local é a Sala Preta!
Até mais!!!!
O local é a Sala Preta!
Até mais!!!!
segunda-feira, 25 de abril de 2011
PROJETO VIVÊNCIAS TEATRAIS COM A PEDAGOGIA
DIVULGAÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS TEATRAIS COM A PEDAGOGIA:
COORDENAÇÃO: Prof.ª Vanessa Caldeira Leite;
MINISTRANTES: Dionata e Bianca
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR:
COORDENAÇÃO: Prof.ª Vanessa Caldeira Leite;
MINISTRANTES: Dionata e Bianca
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR:
Começa o IV Salão de Extensão e Cultura
O IV Salão de Extensão e Cultura – UFPel em Extensão, que acontece entre os dias 25 e 27 de abril, terá a abertura oficial nesta segunda-feira (25), às 19h, no auditório da Faculdade de Agronomia (FAEM). O evento é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. A abertura contará com a apresentação do Grupo Universitário de Dança da Escola de Educação Física (GRUD-ESEF).
Além de fazer a integração da comunidade acadêmica, o evento objetiva mostrar o compromisso com o desenvolvimento social e com as comunidades em que as ações se inserem, através da discussão sobre a extensão, seu papel na comunidade e a importância na formação acadêmica com o incentivo da multidisciplinaridade.
Serão apresentados 242 trabalhos divididos em sete temáticas: Educação, Arte e Cultura; Pesca Artesanal e Aqüicultura Familiar; Promoção de Saúde; Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Agrário; Redução das Desigualdades Sociais e promoção da Inclusão Produtiva e; Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Na terça-feira (26), três mesas-redondas discutirão as atividades de extensão com o objetivo de definir estratégias e compartilhar avanços obtidos nos inúmeros projetos e programas, com possibilidade de institucionalização e integração. A partir destas discussões serão construídas sínteses e conclusões para a apresentação da Política de Extensão da Universidade.
Confira a programação completa no endereço http://wp.ufpel.edu.br/salaoextensao. O Encerramento acontecerá no dia 27, às 20h, no auditório da FAEM com a premiação dos banners vencedores em cada categoria e a apresentação do Quinteto Guitarreria.
FONTE: Notícias do site da UFPEL
terça-feira, 19 de abril de 2011
Oficina Interna de Jogos Teatrais
No dia 05 de abril aconteceu nossa primeira oficina de jogos teatrais para o grupo do Projeto Teatro nas Escolas. Com o objetivo de externar experiências vividas durante a atuação no projeto e como continuação do nosso estudo do livro Improvisação para o Teatro de Viola Spolin.
Ao todo foram propostos seis jogos pelas alunas Andressa Lopes e Ana Laura (alunas do 1° e 5° semestre de Teatro-Licenciatura da UFPel, respectivamente), que tiveram referências no próprio livro da Spolin, em websites e jogos populares.
A seguir estarão explicações breves sobre estes jogos:
(1° jogo) Andamos todos iguais...
Para criar um ambiente descontraído, foi proposta uma música para crianças que trabalha com a coordenação motora e com o coletivo. A prática do jogo ocorreu algumas vezes com velocidades diferentes, até que a música fosse memorizada e os passos também.
*música*
Andamos com as pernas iguais (2x)
tchu-tchu
Para um lado, para o outro, para frente e para traz
Andamos com as pernas iguais (2x)
Tchu-tchu
(2° jogo) Profissões
Foram propostas diferentes profissões, que estavam escritas em pápeis e colocados em envelopes, os jogadores sorteavam um dos envelopes e tinham que realizar ações físicas, sem fala, para o grupo descobrir qual profissão estavam encenando/fisicalizando.
(3° jogo) História com objetos
Uma caixa com objetos aleatórios foi colocada no meio da roda. Um jogador se propôs a iniciar uma narrativa, ele teve que pegar um objeto na caixa e inserí-lo na história, todos fizeram o mesmo, até acabar a roda e a história.
(4° jogo) Blablação
Um jogador realizava as ações físicas, enquanto o outro “dublava” a cena com blablação, entonando e situando as ações.
(5° jogo) Detetive-Ladrão
Um detetive, um ladrão e todos os outros jogares: vítimas. Todos andavam pelo espaço (palco), o ladrão matava com um piscar e as vítimas encenavam sua morte. Cabia ao detetive descobrir e prender o ladrão: “Preso em nome da Lei”.
(6° jogo) Câmera lenta
Os jogadores tinham que propor cenas como se estivessem em câmera lenta: andando, falando ou gesticulando.
Jogos simples e às vezes cotidianos, mas que incitam a improvisação e a concentração. Com experiências com crianças ou sem experiência em jogos teatrais. Nos permitimos jogar e sentir como é proveitoso e como pode auxiliar o teatro nas escolas.
Andressa e Ana Laura.
Ao todo foram propostos seis jogos pelas alunas Andressa Lopes e Ana Laura (alunas do 1° e 5° semestre de Teatro-Licenciatura da UFPel, respectivamente), que tiveram referências no próprio livro da Spolin, em websites e jogos populares.
A seguir estarão explicações breves sobre estes jogos:
(1° jogo) Andamos todos iguais...
Para criar um ambiente descontraído, foi proposta uma música para crianças que trabalha com a coordenação motora e com o coletivo. A prática do jogo ocorreu algumas vezes com velocidades diferentes, até que a música fosse memorizada e os passos também.
*música*
Andamos com as pernas iguais (2x)
tchu-tchu
Para um lado, para o outro, para frente e para traz
Andamos com as pernas iguais (2x)
Tchu-tchu
(2° jogo) Profissões
Foram propostas diferentes profissões, que estavam escritas em pápeis e colocados em envelopes, os jogadores sorteavam um dos envelopes e tinham que realizar ações físicas, sem fala, para o grupo descobrir qual profissão estavam encenando/fisicalizando.
(3° jogo) História com objetos
Uma caixa com objetos aleatórios foi colocada no meio da roda. Um jogador se propôs a iniciar uma narrativa, ele teve que pegar um objeto na caixa e inserí-lo na história, todos fizeram o mesmo, até acabar a roda e a história.
(4° jogo) Blablação
Um jogador realizava as ações físicas, enquanto o outro “dublava” a cena com blablação, entonando e situando as ações.
(5° jogo) Detetive-Ladrão
Um detetive, um ladrão e todos os outros jogares: vítimas. Todos andavam pelo espaço (palco), o ladrão matava com um piscar e as vítimas encenavam sua morte. Cabia ao detetive descobrir e prender o ladrão: “Preso em nome da Lei”.
(6° jogo) Câmera lenta
Os jogadores tinham que propor cenas como se estivessem em câmera lenta: andando, falando ou gesticulando.
Jogos simples e às vezes cotidianos, mas que incitam a improvisação e a concentração. Com experiências com crianças ou sem experiência em jogos teatrais. Nos permitimos jogar e sentir como é proveitoso e como pode auxiliar o teatro nas escolas.
Andressa e Ana Laura.
domingo, 17 de abril de 2011
Reunião dia 19/04
A reunião do dia 19 de Abril terá como ponto de pauta principal a continuação do nosso estudo sobre a metodologia dos Jogos Teatrais da Viola Spolin. Para tanto, foi selecionado o capítulo "Teoria e Fundamentação" (p 3 - 41), do livro "Improvisação para o Teatro" e o acadêmico Dionata trará uma breve apresentação sobre o assunto.
Também iremos ensaiar a apresentação dos trabalhos selecionados para o Salão de Extensão.
Até mais!!!
Também iremos ensaiar a apresentação dos trabalhos selecionados para o Salão de Extensão.
Até mais!!!
Trabalhos aprovados no Salão de Extensão
A participação do Projeto no Salão de Extensão da UFPEL contará com três trabalhos:
"Avanços e desafios do Projeto de Extensão Teatro nas Escolas" Autores: LEITE, Vanessa Caldeira; SILVEIRA, Fabiane Tejada da; LOPES, Dionata Oliveira; DUARTE, Ingrid Silva; SOARES JÚNIOR, Celio dos Santos.
"Corpos em movimento na escola" Autores: LEITE, Vanessa Caldeira; SILVEIRA, Fabiane Tejada da; CARVALHO, Cátia Fernandes de; BRAGAMONTE, Laura Corrêa.
"Projeto Teatro nas Escolas: a troca de experiências como fonte de construção de novos saberes" Autores: LEITE, Vanessa Caldeira; COLOMBY, Dagma; FABRES, Valéria; MULLER, Ana Alice Andrade; SILVA, Flávio Antônio Dornelles.
"Avanços e desafios do Projeto de Extensão Teatro nas Escolas" Autores: LEITE, Vanessa Caldeira; SILVEIRA, Fabiane Tejada da; LOPES, Dionata Oliveira; DUARTE, Ingrid Silva; SOARES JÚNIOR, Celio dos Santos.
"Corpos em movimento na escola" Autores: LEITE, Vanessa Caldeira; SILVEIRA, Fabiane Tejada da; CARVALHO, Cátia Fernandes de; BRAGAMONTE, Laura Corrêa.
"Projeto Teatro nas Escolas: a troca de experiências como fonte de construção de novos saberes" Autores: LEITE, Vanessa Caldeira; COLOMBY, Dagma; FABRES, Valéria; MULLER, Ana Alice Andrade; SILVA, Flávio Antônio Dornelles.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
IV SALÃO DE EXTENSÃO/UFPEL 2011
http://wp.ufpel.edu.br/salaoextensao/
PROGRAMAÇÃO:
25/04 (2ª FEIRA)
19:00 Abertura / Atividade Cultural
Palestrante (convidado do MEC).
Local: Auditório da Faculdade de Medicina
26/04 (3ªFEIRA)
Apresentação das atividades de Extensão das Unidades Acadêmicas/UFPEL pelos Diretores e Representantes no Conselho de Extensão/PREC.
Manhã: FaUrb, Nutrição, Direito, ICH, IAD, FAT, ESEF, IFM.
Local: Auditório da Faculdade de Medicina
Horário: 8:00 as 12:00
( coordenador Prof. Schild ESEF ).
( secretária M.Luiza FAT ).
Tarde: Química de Alimentos, Meteorologia, Fac. de Letras, CDETEC, Engenharias, Fac. de Educação, Engenharias Agrícolas, IB.
Local: Auditório da Faculdade de Medicina
Horário: 14:00 as 18:00
( coordenador Prof. Paulo Borges FL ).
( secretária Fabiane dos Santos Luz Fac. Enfermagem ).
Noite: Fac. Enfremagem, Sociologia e Política, Fac. de Odonto, Fac. de Veterinária, Fac. de Medicina, Química e Geo Ciências, Conservatório de Música, FAEM.
Local: Auditório da Faculdade de Medicina
Horário: 18:00 as 22:00
( coordenador Luciana Kantorski Fac. Enfermagem )
( secretário )
27/04 (4ª FEIRA)
Manhã
Apresentação e avaliação dos Banners
Local: Prédio da Laneira
Tarde
Apresentação dos Projetos Multidisciplinares
Local: Auditório Faculdade de Medicina
Horário: 14:00 as 17:00
Fórum:
Apresentação das sínteses e conclusões das Mesas com as Unidades Acadêmicas.
Apresentação da Política de Extensão
Local: Auditório da Faculdade de Medicina
Horário: das 17:30 as 19:30
ENCERRAMENTO:
Entrega de Prêmios; Apresentações Artístico Culturais
Local: Auditório da Fac. de Medicina
Horário: 20:00
Noite
Encerramento com apresentações Culturais
sábado, 2 de abril de 2011
OFICINA DIA 05
Nosso encontro de terça-feira, dia 05/04 será prático.
Não esqueçam de virem com roupas confortáveis.
As acadêmicas Ana Laura e Andressa serão responsáveis pela oficina.
O local é a Sala Preta!
Até mais!!!!
Não esqueçam de virem com roupas confortáveis.
As acadêmicas Ana Laura e Andressa serão responsáveis pela oficina.
O local é a Sala Preta!
Até mais!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)